11 de agosto de 2009

Ciático, ô dorzinha chata!



As duas últimas semanas foram barra pesada! Tive uma dor no nervo ciático que não foi molezinha. Fui parar até no hospital, tamanha dor que teimava em não passar. Nesta última semana, fiz ressonância magnética e agora tenho de voltar no médico novamente pra ele dar o diagnóstico correto.

Bom, pra quem não sabe, a dor é causada pela inflamação do nervo ciático e percorre a região da glútea (bumbum) e a parte posterior das pernas e atinge quem fica sentadas durante muito tempo. Ela acontece porque o fêmur, osso da coxa, pode comprimir o nervo ciático e provocar dores. Essa dor pode surgir também quando se está em pé ou caminhando e ocorre uma contração muscular que comprime o nervo. Idosos e mulheres que usam salto alto com freqüência também estão mais propensos a ter a inflamação e é neste grupo que eu estou! :(

Uma das causa da dor do nervo ciático é a hérnia de disco, que é o deslocamento da substância gelatinosa que age como uma “almofada” entre diferentes vértebras que integram a coluna. Os discos formam hérnias por enfraquecimento, sobrecargas ou movimentos bruscos.

Você sabe que vai ter problemas quando sente uma dor intensa ao longo de toda a extensão do nervo ciático, que só desaparece quando a pessoa deita. Quando o ataque é forte, tende-se a contrair a região lombar e a dobrar a perna dolorida.

O repouso é o melhor remédio para a inflamação do nervo ciático. e por isso eu fiquei em casa deitadinha e totalmente grogue, por conta da medicação, um dia. A dor também pode diminuir estando em uma postura que relaxe o nervo, como a flexão dos joelhos, ou manter as costas bem apoiadas em uma superfície plana e moderadamente rígida. Existem também os ataques deste nervo devido à hérnia de disco e, pode prolongar-se por várias semanas, neste caso, o médico sugere repouso e, de acordo com a intensidade da dor, antiinflamatórios e compostos vitamínicos do grupo B. Nos casos de hérnia de disco, a alternativa é a cirurgia mas eu ainda não descobri nada a respeito.

Falando com o médico, ele me disse que os adultos, especialmente aqueles com problemas nas costas, devem evitar movimentos bruscos e não carregar peso. E que as pessoas este grupo de risco podem fortalecer a musculatura das costas com exercícios suaves e controlados.

Foi me recomendado o uso de sapatos confortáveis e sem salto alto, pois o salto tende a acentuar a carga do peso do corpo na região inferior das costas, e, por isso, o seu uso deve ser limitado.

Bom, eu, felizmente já estou melhor e agora é só esperar o resultado do exame.

Vou indo mas logo mais eu volto com novidade no scrap e com as aventuras de um final de semana em Campos do Jordão.

beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário